Slogan da Campanha: Pipoca aê, Brahmeiro!
O suingue da Bahia foi a grande inspiração para a Brahma, patrocinadora oficial do Carnaval de Salvador 2012. A marca investiu numa comunicação baseada nas características do Carnaval de Salvador: o 'pipocar' festivo e divertido das centenas de pessoas que circulam pela festa. Com o nome de "PipocaAê", a campanha criada pela agência Africa - de Nizan Guanaes - conta com comercial de 30 segundo (abaixo), jingle para rádios, outdoors, backlights e taxidoor, com 500 carros com mensagens de consumo responsável do álcool.
A comunicação inclui a produção de uma lata temática inspirada num grande baiano: Jorge Amado. Uma das suas maiores obras "Dona Flor e seus Dois Maridos" esteve estilizada nas embalagens da Brahma, que foram distribuídas na Bahia. Ao todo, saíram da fábrica de Camaçari milhões de embalagens personalizadas
Convidado para ser o garoto propaganda da Brahma, junto com a Timbalada, Denny gravou o comercial da cerveja, em Salvador.
Reconhecida no Brasil e no mundo como uma das bandas de destaque no cenário musical, a Timbalada atrela a sua imagem a marca Brahma para divulgar o Carnaval da região Nordeste, em 2012. Para quem quiser conferir as imagens desse comercial é só clicar no vídeo abaixo.
Do Pelourinho ao Farol da Barra, foram instaladas mais de 20 tendas decoradas e prontas para não deixar faltar Brahma gelada no escaldante calor de Salvador. E por falar em calor, seis latas refrescantes com mais de cinco metros de altura estavam pra soltar aquele bem-vindo spray de água.
E se o folião estiver longe das tendas, não tem problema: 15 mil ambulantes foram cadastrados e uniformizados para atender os Brahmeiros e Brahmeiras.
Conforto foi outra preocupação da Brahma: os banheiros foram contêineres equipados com pias, espelhos e ar condicionado.
Gostou? Pois ainda tem mais.
5 postos de reciclagem foram instalados na capital baiana, afinal a folia fica ainda melhor com a cidade limpa, não é?
"Brahma, patrocinadora, com orgulho, do Carnaval de Salvador!"
Essas são as palavras da própria companhia.
Com a finalidade de estreitar o relacionamento com os consumidores soteropolitanos e na pretensão de aumentar a presença da marca na região, a Ambev investiu R$ 4,9 milhões no Carnaval 2012 de Salvador por meio da marca Brahma. O valor negociado foi de 25% maior do que no ano passado.
A marca também revitalizou os pontos alternativos da capital com bares e palcos, em bairros como Plataforma, Cajazeiras, Piatã, Itapuã, Liberdade e Periperi. Tocaram nos dias de folia bandas e músicos baianos, como Timbalada, Olodum, Aviões Elétrico, Ilê Ayê, Jau, Muquiranas e blocos associados ao Unesamba.
Portanto, caros leitores, posso afirmar como testemunha ocular que este foi o carnaval mais bem padronizado e bonito de se ver do ponto de vista mercadológico e publicitário. Pois a Ambev, Brahma e a África usaram de todos artifícios para causar um grande impacto visual, fortalecendo as marcas e proporcionando uma sensação bem estar ao folião baiano ao mostrar-se uma marca presente e visível na maior festa do planeta que é o carnaval.
Fotos: Google Imagens