sexta-feira, 16 de março de 2012

O que é Coolhunting?

Coolhunting é um termo oriundo do marketing, surgido nos anos 90, cuja atribuição primordial se dá na observação das pessoas e do mundo, a fim de definir novas tendências - O Caçador de tendências. O Coolhunting nasceu na expressão anglo-saxônica cool, que em livre tradução significa ‘legal’. Mas dizer que se trata apenas da busca do que é legal, além de pejorativo é ofensivo.

Nos dias de hoje, sua aplicabilidade está associada a diversas áreas de conhecimento, que vão desde suas raízes mercadológicas na propaganda e marketing, até a psicologia, o design e a moda.

O Collhunter (profissional da área) realiza pesquisas que remetem a estudos antropológicos de Malinowski e Kroebler, de forma a categorizar os passos dados pela sociedade e seus membros rumo aos novos tempos.

Só pra não perder o custume, é uma das vertentes na qual o "analista de marketing" ou mercadólogo pode trabalhar.

CBO - (Classificação Brasileira de Ocupações)apenas encontra-se regulamentada "analista de marketing" Código 2531.25 ou seja no âmbito informal usa-se mercadólogo para não chamar de marketeiro, mas o termo correto é analista de marketing. E se vc for desenvolver algum papel dentro de alguma empresa pública ou privada pode ser contratado com ocupação acima.

Cool hunting: empresas buscam profissionais que cacem tendências

São Paulo - Antes que a moda invada as vitrines e chegue ao público, ela provavelmente passou pelas mãos de um profissional que soube captar um potencial e antecipar a próxima tendência: o cool hunter.

O método de "caçar tendências" não é novo, mas a busca de empresas por profissionais especializados no tema é recente e em expansão na última década.

"A dinâmica de consumo faz com que o fôlego do novo sempre precise ser renovado, há sempre a busca pelo que será a próxima novidade. As empresas têm procurado antecipar isso, planejando estrategicamente o mercado com até cinco anos de antecedência", explica Juliana Zanettini, coordenadora de curso de Coolhunting na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.

O trabalho do caçador de tendências não é restrito à moda, mas interfere também em áreas como publicidade, design, gastronomia e setor automobilístico.

Além do trabalho com a identificação das primeiras manifestações de tendências, o cool hunter também pode trabalhar com pesquisa ou análise dos fatos do presente para projetar as repercussões no futuro.

A especialização em cool hunting é procurada principalmente por estudantes de moda e design, além de profissionais de marketing e inovação, publicidade e jornalismo.

O cool hunter trabalha com a observação e fotografia e por isso precisa estar sempre "antenado". Segundo a pesquisadora de tendências, um bom profissional da área precisa ser intuitivo e não ter preconceitos para poder pesquisar nichos de mercado.

"A maior parte dos pesquisadores de tendências começam a trabalhar como freelancer de agências e consultorias, mas há um crescimento na necessidade de integrar esses profissionais dentro das empresas", diz Juliana.

Interessou-se no assunto?
Existe um site norte americano direcionado só para as tend~encias de mercado, é http://www.trendwatching.com/pt/trends/

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